A alienação parental ocorre quando um dos guardiões (ou quem convive com o menor) faz com que a criança rejeite ou desenvolva sentimentos negativos em relação ao genitor.
Parece complicado? Vamos simplificar! Aqui estão 5 situações que podem caracterizar a alienação parental causada por genitores:
Campanha de desmoralização : Quando um dos pais constantemente critica ou fala mal do outro na frente dos filhos.
Limitação do contato : Quando um dos pais impede, limita ou dificulta o contato da criança com o outro genitor.
Substituição do nome : Quando um dos pais sugere ou força a mudança do sobrenome da criança para remover o laço com o outro genitor.
Alienação da família extensa : Quando um dos pais impede uma criança de ter contato com familiares do outro genitor.
Interferência na comunicação : Quando um dos pais lê ou censura as mensagens, cartas ou e-mails que uma criança recebe de outro genitor.
A criança tem o direito de amar e ser amada pelos dois pais. A alienação parental prejudica o bem-estar emocional da criança e é considerada uma forma de abuso psicológico.
A alienação parental também pode ser praticada por avós, tios, irmãos. Se você acredita que está vivendo uma situação de alienação parental, procure um advogado de sua confiança!
Consulte um advogado. Estamos prontos para atendê-lo. Faça o contato agora mesmo por telefone, e-mail, pelo whatsapp ou preencha o formulário.